terça-feira, 12 de maio de 2009

LIÇÃO DA VIDA

Pesquisando na net achei aqui uns textos que realatam lições da vida, leiam, reflitam e comentem...


bjus Sol...

A ARTE DA SIMPATIA

Vamos tentar definir o que é simpatia. Inicialmente, devemos responder a uma pergunta simples: como se define simpatia? É muito simples. Simpatia é aquele algo mais que nem todas as pessoas possuem, e que faz chamar a atenção de outras pessoas sobre si.Digamos que é algo como se fosse uma aura que ostentam, que serve como fonte de atração. Por exemplo, quando estão numa reunião, numa festa, parece que atraem as atenções gerais. Isso independe do fato de serem ou não atraentes fisicamente. Quando se juntam as duas qualidades, ou seja a beleza física e a simpatia, é covardia. Conseguem tudo o que querem. Dificilmente alguém resiste a seu charme.
O interessante é que por vezes essas pessoas muito simpáticas, despertam sentimentos conflitantes. Muita gente resiste à simpatia de uma maneira por vezes até agressiva, com um comentário do tipo: Quem ele (ou ela) pensa que é ?O rei (ou rainha) da cocada preta? Esse tipo de comentário às vezes demonstra uma certa inveja, uma certa mágoa de quem gostaria de estar no centro das atenções, mas não tem o mesmo carisma, e fica relegado a uma posição secundária. E isso as magoa, e muitas vezes não suportam tal situação. Não se amofinem. É tudo uma questão de natureza, que se é mãe para uns, é madrasta para outros. Contudo, uma coisa é certa. Toda e qualquer pessoa tem sua fonte de simpatia, de atração.O importante é procurar desenvolver essa qualidade. É saber descobri-la. Assim, ao invés de procurar os pontos negativos dos outros, e melhor é procurar os seus pontos positivos, e explorá-los. O benefício será muito maior
A simpatia é um sentimento que nasce à primeira vista. Sentimo-lo tão logo vemos essa pessoa, ou mesmo, virtualmente falando, quando lemos alguma mensagem. Vocês já pararam para pensar nisso? Por que será que ao lermos alguma mensagem, alguma poesia, algum escrito, de imediato catalogamos a pessoa como simpática, antipática ou indiferente?O interessante é que esse sentimento acaba perdurando. Geralmente a primeira impressão é que conta. Por vezes escrevemos a mesma coisa para duas pessoas, e cada uma a lê de uma maneira diferente, reagindo, uma favoravelmente, e a outra não. Claro, nunca poderá existir unanimidade. E se é verdade que não se pode "subir nas nuvens" por alguns comentários elogiosos, também não se pode cair em depressão por algumas críticas desfavoráveis. Há que se fazer uma média entre ambos, para ver o que prevalece.
Realmente a natureza humana é caprichosa, o que torna a simpatia um sentimento por demais ambíguo.O porque de simpatizarmos ou antipatizarmos com alguém é um mistério. E é exatamente aí que reside a beleza desse sentimento.Agora, definindo tudo: As pessoas simpáticas são aquelas que conseguem atrair a simpatia da maioria das pessoas. Forçosamente não pode ser simpática a todos, pois, como sempre gosto de frisar, a unanimidade é burra...

O PODER DA SOLUÇÃO

Extraído do livro O Poder da Solução de ROBERTO SHINYASHIKI

Conta uma lenda dos índios sioux que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo e pediram:
- Nós nos amamos e vamos nos casar. Mas nos amamos tanto que queremos um conselho que nos garanta ficar sempre juntos, que nos assegure estar um ao lado do outro até a morte. Há algo que possamos fazer?
E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse: Há uma coisa a fazer, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada.
Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte da aldeia apenas com uma rede, caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui, com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono; lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com uma rede deverás apanhá-la, trazendo-a para mim viva! Os jovens abraçaram-se com ternura e logo partiram para cumprir a missão.
No dia estabelecido, na frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves. O velho tirou-as dos sacos e constatou que eram verdadeiramente formosos exemplares dos animais que ele tinha pedido.
- E agora, o que faremos? Os jovens perguntaram.
- Peguem as aves e amarrem uma à outra pelos pés com essas fitas de couro. Quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres. Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno.
Minutos depois, irritadas pela impossibilidade do vôo, as aves arremessaram-se uma contra a outra, bicando-se até se machucar.
Então o velho disse: Jamais esqueçam o que estão vendo, esse é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados.
Libere a pessoa que você ama para que ela possa voar com as próprias asas. Essa é uma verdade no casamento e também nas relações amiliares, de amizade e profissionais. Respeite o direito das pessoas de voar rumo ao sonho delas. A lição principal é saber que somente as pessoas
livres serão capazes de amá-lo como você quer e merece. Respeite também as suas vontades e voe em direção às realizações da sua vida. Tenho certeza de que, ao ser livre, você encontrará pessoas felizes que adorarão voar ao seu lado.

A história do anel

Venho aqui professor, porque me sinto tão sem valor que não tenho forças para fazer nada. Me dizem que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?
O professor, sem olhá-lo, disse-lhe:
Sinto muito meu jovem, mas não posso lhe ajudar, devo primeiro resolver meu próprio problema. Talvez depois.
E fazendo uma pausa falou:
Se você me ajudasse, eu poderia resolver este problema com mais rapidez e depois talvez possa lhe ajudar.
Claro, professor, gaguejou o jovem, mas se sentiu outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar seu professor.
O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno, o deu ao garoto e disse:
Monte no cavalo e vá até o mercado. Devo vender esse anel porque tenho de pagar uma dívida. É preciso que obtenhas pelo anel o máximo possível, mas não aceites menos que uma moeda de ouro.
Vai, e volta com a moeda o mais rápido possível.
O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel.
Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saíam sem ao menos olhar para ele, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel.
Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas.
Depois de oferecer a jóia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando a preocupação de seu professor e poder receber ajuda e conselhos. Entrou na casa e disse:
Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu.
Talvez pudesse conseguir 2 ou 3 moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel.
Importante o que disse meu jovem... contestou sorridente - Devemos saber primeiro o valor do anel. Volte a montar no cavalo e vá até o joalheiro.
Quem melhor para saber o valor exato do anel?
Diga-lhe que quer vender o anel e pergunte quanto ele lhe dá por ele. Mas não importa o quanto ele lhe ofereça, não o venda... Volte aqui com meu anel.
O jovem foi até o joalheiro e deu o anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o anel e disse:
Diga ao seu professor, se ele quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.
58 MOEDAS DE OURO!!! - Exclamou o jovem.
Sim, replicou o joalheiro, eu sei que com tempo eu poderia oferecer cerca de 70 moedas mas, se a venda é urgente...
O jovem correu emocionado à casa do professor para contar o que ocorreu.
Senta! Disse o professor. Depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou disse:
_ Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única. E que só pode ser avaliada por um "expert". Pensava que qualquer um podia descobrir seu verdadeiro valor???
E dizendo isso, voltou a colocar o anel no dedo. Todos somos como esta jóia. Valiosos e únicos e andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem, porém ninguém, além do Grande Joalheiro, sabe o nosso valor!!! Ninguém pode lhe fazer sentir inferior sem seu consentimento.

"Preocupe-se mais com o seu caráter do que com sua reputação, porque o caráter é o que você é, e a reputação é o que os outros pensam de você SOL

CENOURA, OVO E CAFÉ


Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir.Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia. Seu pai, um chef, levou-a até a cozinha, encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto.Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última, pó de café.Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo.Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás.Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em uma tigela. Então pegou o café com uma concha e o colocou em uma tigela. Virando-se para ela, perguntou:"Querida, o que você está vendo?""Cenouras, ovos e café," ela respondeu.Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras.Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso."O que isto significa, pai?"Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente.A cenoura entrara forte, firme e inflexível, mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil.Os ovos eram frágeis, sua casca fina havia protegido o líquido interior, mas depois de terem sido fervidos na água, seu interior se tornara mais rijo.O pó de café, contudo, era incomparável; depois que fora colocado na água fervente, ele havia mudado a água.Ele perguntou à filha:"Qual deles é você, minha querida?Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde?Você é como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade você murcha, torna-se frágil e perde sua força?Ou será você como o ovo, que começa com um coração maleável, mas que depois de alguma perda ou decepção se torna mais duro, apesar de a casca parecer a mesma?Ou será que você é como o pó de café, capaz de transformar a adversidade em algo melhor ainda do que ele próprio?



Somos nós os responsáveis pelas próprias decisões e ninguém mais...Cabe a nós - somente a nós - decidir se a suposta crise irá ou não afetar nosso rendimento profissional, nossos relacionamentos pessoais e nossa vida SOL

PARA REFLETIR

Essa redação foi elaborada por um candidato anônimo em um processo de seleção.Não sei se ele foi aprovado, mas seu texto está fazendo sucesso e ele com certeza será sempre lembrado pela sua criatividade, sua poesia e, acima de tudo, pela sua alma. Vale a pena ler.


Eu já dei risada até a barriga doer, já nadei até perder o fôlego, já chorei até dormir e acordei com o rosto desfigurado.Já fiz cosquinha na minha irmã só pra ela parar de chorar, já me queimei brincando com vela. Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto, já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo.Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista. Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora.Já passei trote por telefone, já tomei banho de chuva e acabei me viciando. Já roubei beijo, Já fiz confissões antes de dormir num quarto escuro pro melhor amigo. Já confundi sentimentos, Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido.Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro, já me cortei fazendo a barba apressado, já chorei ouvindo música no ônibus. Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de se esquecer.Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrelas, já subi em árvore pra roubar fruta, já caí da escada de bunda. Conheci a morte de perto, e agora anseio por viver cada dia.Já fiz juras eternas, já escrevi no muro da escola, já chorei sentado no chão do banheiro, já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante.Já saí pra caminhar sem rumo, sem nada na cabeça, ouvindo estrelas. Já corri pra não deixar alguém chorando, já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só.Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado, já me joguei na piscina sem vontade de voltar, já bebi uísque até sentir dormentes os meus lábios, já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso, já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial.Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar. Já apostei em correr descalço na rua, já gritei de felicidade, já roubei rosas num enorme jardim.Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um "para sempre"pela metade.Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol, já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão. Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção,guardados num baú, chamado coração.E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita: "- Qual sua experiência?"Essa pergunta ecoa no meu cérebro: " Experiência...experiência..." Será que ser "plantador de sorrisos" é uma boa experiência? Não!!! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!

***COM O TEMPO***


Com o tempo...!!!


Você aprende que estar com alguém só porque esse alguém lhe oferece um bom futuro, significa que mais cedo ou mais tarde você irá querer voltar ao passado...

Com o tempo...

Você se dará conta que casar só porque "está sozinho (a)", é uma clara advertência de que o seu matrimônio será um fracasso...

Com o tempo...

Você compreende que só quem é capaz de lhe amar com os seus defeitos, sem pretender mudar-lhe, é que pode lhe dar toda a felicidade que deseja...

Com o tempo...

Você se dará conta de que se você está ao lado de uma pessoa só para não ficar sozinho (a), com certeza uma hora você vai desejar não voltar a vê-la...

Com o tempo...

Você se dará conta de que os amigos verdadeiros valem mais do que qualquer montante de dinheiro...

Com o tempo...

Você entende que os verdadeiros amigos se contam nos dedos, e que aquele que não luta para os ter, mais cedo ou mais tarde se verá rodeado unicamente de amizades falsas...

Com o tempo...

Você aprende que as palavras ditas num momento de raiva, podem continuar a magoar a quem você disse, durante toda a vida...

Com o tempo...

Você aprende que desculpar todos o fazem, mas perdoar, só as almas grandes o conseguem...

Com o tempo...

Você compreende que se você feriu muito um amigo, provavelmente a amizade jamais será a mesma...

Com o tempo...

Você se dá conta de que cada experiência vivida com cada pessoa, é irrepetível...

Com o tempo...

Você se dá conta de que aquele que humilha ou despreza um ser humano, mais cedo ou mais tarde sofrerá as mesmas humilhações e desprezos, só que multiplicados...

Com o tempo...

Você aprende a construir todos os seus caminhos hoje, porque o terreno de amanhã é demasiado incerto para fazer planos...

Com o tempo...

Você compreende que apressar as coisas ou forçá-las para que aconteçam, fará com que no final não sejam como você esperava...

Com o tempo...

Você se dará conta de que, na realidade, o melhor não era o futuro, mas sim o momento que estava vivendo naquele instante...

Com o tempo...

Você aprende que tentar perdoar ou pedir perdão ou dizer que ama ou dizer que sente falta ou dizer que precisa ou dizer que quer ser... ...junto de um caixão...
...deixa de fazer sentido...

Por isso, recorde sempre estas palavras:

"O homem torna-se velho muito rápido e sábio demasiado tarde".

Exatamente quando:

"JÁ NÃO HÁ TEMPO"

***AH MOMENTOS***


Há certas horas, em que não precisamos de um Amor...Não precisamos da paixão desmedida...Não queremos beijo na boca...E nem corpos a se encontrar na maciez de uma cama...Há certas horas, que só queremos a mão no ombro, o abraço apertado ou mesmo o estar ali, quietinho, ao lado...Sem nada dizer...Há certas horas, quando sentimos que estamos pra chorar, que desejamos uma presença amiga, a nos ouvir paciente, a brincar com a gente, a nos fazer sorrir...Alguém que ria de nossas piadas sem graça...Que ache nossas tristezas as maiores do mundo...Que nos teça elogios sem fim...E que apesar de todas essas mentiras úteis, nos seja de uma sinceridadeinquestionável...Que nos mande calar a boca ou nos evite um gesto impensado...Alguém que nos possa dizer:Acho que você está errado, mas estou do seu lado...Ou alguém que apenas diga:Sou seu amor! E estou Aqui!William shakespeare

ROMANTICOS (Vander Lee)


Românticos são poucos,Românticos são loucos, desvairadosQue querem ser o outro,Que pensam que o outro,É o paraíso.Românticos são lindos,Românticos são limpos e piradosQue choram com baladas,Que amam sem vergonha e sem juízoSão tipos populares, que vivem pelos baresE mesmo certos vão pedir perdãoE passam a noite em claroconhecem o gosto raroDe amar sem medo de outra desilusãoRomântico é uma espécie em extinção.Vander lee

AMOR, PAIXÃO OU SIMPLES ILUSÃO???


Você acredita em amor a primeira vista?Acredito que a sua resposta sera NÃO!A minha, a algum tempo atras, também era não...Mas como vc explica isso:Vc o vê pela primeira vez e não consegue mas pensar em ninguém...Vc o beija... e sente que aquele foi o melhor e mais apaixonante beijo da sua vida...Vc faria qualquer coisa para ve-lo/te-lo novamente e não se da conta que foi so um momento... e que ele não se repetira.Mesmo assim você tenta de todas as maneiras encontra-lo mas como?Ele lhe seduziu, lhe enfeitiçou de tal forma que você não sabe como ou por que aquilo aconteceu!As palavras... foram as mais doces...O beijo... maravilhoso!Seu rosto... inesquecivel!Seus olhos... negros e cheios de ternura...O que fazer quando uma pessoa passa por sua vida e a deixa completamente apaixonada???Esquece-lo? Eh uma boa alternativa, jah q vc não sabe como encontra-lo, mas sera que eh possivel?Tentar encontra-lo? como? ele não deixou vestigios, simplismente passou....eh...Dizem que a vida eh a arte do reencontro... então, acho que vou esperar um dia reencontra-lo...
SOL

ILUSÃO


"As vezes eu realmente odeio essa palavra, principalmente porque últimamente ela Tem sido bem presente. Fase ? Q droga de fase é essa que nunca passa ??? To cansada disso, mania idiota de se encantar com as pessoas em 5 minutos e desencantar em 5 segundos...Uma verdadeira bolha de sabão, quando surge é linda dá realmente pra pensar que é real, até a hora que você tenta toca-la ai desaparece como num passe de mágica, e pior ainda, se não tomar cuidado ainda espirra sabão no seu olho, o q arde demais !!! De verdade tenho saudades dos tempos em que eu não vivia nessa montanha russa de sentimentos, que especial pra mim era uma pessoa só, tempos em que as minhas convicções sabiam por sí só lidar com todos os tipos de situações...Hoje eu não controlo o que eu sinto, me encanto por ilusões e as deixo dominar minhas atitudes...Odeio mais ainda o fato de me sentir como se tivesse 15 anos, me sinto ridicula... Mas vou continuar seguindo essa tal bolha, porque pior que perder o controle é ser coração gelado...E ainda há mto amor em mim. Chega de jogos de ego eles não levam a nada, chega de ser durão, cansei de ser sempre o lado forte da história, agora eu quero é pular...aonde eu vou cair ? não sei, já não preciso saber, se alguem que eu curta não estiver lá pra me amparar , certamente outra pessoa estará...Pq a vida é assim, pessoas vem e vão, cabe somente a nós, valorizar quem é especial...E isso eu sei de longe, alias sei desde o começo, desde o primeiro "Oi"...
SOL

QUERO COLO



Mande mensagem. Mande flores. Mande no rumo da minha vida. Me pegue no colo.Me beija bem demorado como aqueles beijos dos filmes romanticos. Dance comigo no supermercado. Coloque o meu CD favorito quando eu entrar no seu carro. Me chame de princesa. Me chame de linda. Me chame de seu amor. Me chame pra fazer parte da sua vida. Apareça de surpresa. Entre na minha vida sem eu perceber. Minta que eu sou a única mulher que você deseja rsrs. Minta que você mataria um dia de trabalho pra ficar à toa comigo em casa. Minta mesmo que eu não acredite em nada disso. E, se você resolver tornar tudo isso realidade, apenas seja. Eu não preciso saber que é verdade.Traga-me meu sorriso imediatamente.Faça minha carência desaparecer.
Sol..

***CHEGA***


Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado. Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais. Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal". Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..E lembra-te:Tudo o que chega, chega sempre por alguma razãoFernando Pessoa

A Voz Do Silêncio


Pior do que a voz que cala,é um silêncio que fala.Simples, rápido! E quanta força!Imediatamente me veio à cabeça situaçõesem que o silêncio me disse verdades terríveis,pois você sabe, o silêncio não é dado a amenidades.Um telefone mudo. Um e-mail que não chega.Um encontro onde nenhum dos dois abre a boca.Silêncios que falam sobre desinteresse,esquecimento, recusas.Quantas coisas são ditas na quietude,depois de uma discussão.O perdão não vem, nem um beijo,nem uma gargalhadapara acabar com o clima de tensão.Só ele permanece imutável,o silêncio, a ante-sala do fim.É mil vezes preferível uma voz que diga coisasque a gente não quer ouvir,pois ao menos as palavras que são ditasindicam uma tentativa de entendimento.Cordas vocais em funcionamentoarticulam argumentos,expõem suas queixas, jogam limpo.Já o silêncio arquiteta planosque não são compartilhados.Quando nada é dito, nada fica combinado.Quantas vezes, numa discussão histérica,ouvimos um dos dois gritar:"Diz alguma coisa, mas não ficaaí parado me olhando!"É o silêncio de um, mandando más notíciaspara o desespero do outro.É claro que há muitas situaçõesem que o silêncio é bem-vindo.Para um cara que trabalhacom uma britadeira na rua,o silêncio é um bálsamo.Para a professora de uma creche,o silêncio é um presente.Para os seguranças de um show de rock,o silêncio é um sonho.Mesmo no amor,quando a relação é sólida e madura,o silêncio a dois não incomoda,pois é o silêncio da paz.O único silêncio que perturba,é aquele que fala.E fala alto.É quando ninguém bate à nossa porta,não há emails na caixa de entradanão há recados na secretária eletrônicae mesmo assim, você entende a mensagem.

*****SAUDADE DO NADA*****


Que saudades!Como pode alguém sentir saudades do que nunca houve?Como pode alguém sentir saudades do que nem viveu?É como estou hoje,Com saudades!Morrendo de saudades dos sonhos que criei,Chorando de saudades das horas que imaginei,Das histórias que sonhei.Hoje estou assim,Querendo que o tempo vá para onde eu quero,Para onde ele nunca esteve.Mas a saudade é tanta que me paralisa,É muita saudadeE nem aconteceuE nada eu vivi.Como se pode sentir saudades de uma época que não existiu?De fantasias e de promessas que nunca se concretizaram?Por que sentir saudades de um futuro inventadoquando há um presente imenso para se viver?Mas não se manda no coração.O coração é pretensioso e quase sempre faz o que quer,A razão até tenta dominar,Mas raramente consegue.E por causa do coração a gente faz um monte de besteiraE fica esperando, esperando...Esperando que tudo volte a ser como antigamente...Ou pior,Que tudo seja como criamos em nossos sonhos mais recorrentes.


*****SOL*****